Publicado por: Paulo Henrique | 5 junho, 2008

Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. (Jó 42 : 2)

Todos nós sonhamos. Lembro na minha infância quando a professora perguntava:

- O que você gostaria ser quando crescer?

A grande maioria dos meninos não hesitava:

- Jogador de futebol, professora.

Ter sonhos é muito importante para todas as pessoas. Se uma pessoa não tem nenhum sonho, é como se a vida praticamente perdesse o sentido. Os sonhos são importantes porque eles funcionam como um “pontapé inicial” para crescermos na vida pessoal, profissional e espiritual.

Entretanto, não basta apenas sonhar. É preciso colocar a “mão na massa”. Analisar as possibilidades reais de se alcançar os seus sonhos, estabelecer os objetivos e as metas, as alternativas disponíveis e se empenhar no dia a dia, são elementos indispensáveis para tornar possível aquilo que se sonha.

Muitas vezes em nossas vidas, apesar de passarmos por todo esse processo, nossos sonhos parecem ser frustrados. Quantas e quantas vezes estamos perto de alcançar alguma coisa que tanto sonhamos e, por algum motivo, alguma fatalidade inesperada, não conseguimos, naquele momento, concretizar o que tanto sonhávamos. Sentimos-nos incapazes, limitados e desanimados.

Nessa hora podemos questionar:

- Mas por que Deus isso está acontecendo comigo? Afinal não sou tão mau assim! Tenho até mesmo me envolvido bastante nos trabalhos na Igreja.

Esse foi o questionamento de Jó, quando perdeu tudo: bens, família, amigos e saúde. Jó sabia que não fora devido aos seus pecados que ele se encontrava naquela condição. Entretanto, ele não conseguia explicar qual seria o motivo daquela situação. Qual o propósito de Deus? Jó estabelece um diálogo com Deus e nessa passagem bíblica de Jó 42 : 2 ele reconhece que Deus é soberano sobre todas as coisas, que Ele está no controle de tudo e nada do que Ele planejou, seja de maneira universal ou individual, pode ser frustrado. Jó percebeu que com aquela situação ele estava passando por uma nova etapa no relacionamento com Deus. “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.” (Jó 42 : 5).

Assim deve ser também em nossas vidas. Muitos de nossos sonhos serão frustrados, muitas das coisas que esperávamos podem não se realizar. Mas ainda assim, não devemos desanimar. O mais importante que Deus tem para as nossas vidas é a graça da salvação através de Jesus Cristo. Precisamos crescer e muitas vezes a única forma disso acontecer é passarmos por frustrações que, momentaneamente, nos causa insatisfação, desânimo, angústia, mas logo em seguida, maturidade, discernimento e visão espiritual.

Ainda sim, Deus cuida de nós e permite que realizemos nossos sonhos, ainda que de maneira diferente do que esperávamos, mas com certeza, da melhor maneira que poderia ser. Depois de passar por uma situação de humilhação, Jó teve o dobro do que possuía e Deus permitiu que ele ainda tivesse mais dez filhos.

Devemos irmãos entregar nossos sonhos a Deus, esperar por sua resposta e saber que independente da sua resposta, seremos bem sucedidos. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Sl 46 : 10)

About these ads

Responses

  1. Oi Paulo,
    Excelente texto. Muito enriquecedor.
    Deus te abençoe!!
    Esperamos mais textos.
    Abraços!

  2. PH, Não sabia que era escritor!!! rsrs
    Adorei o texto!!! Muuuito bom!!!
    Que Deus continue te abençoando muito
    Bjs Karlinha

  3. gostaria de entender pq num site cristão, com uma reflexão tão boa, há anúncios do tipo “Quem foi vc na sua vida passada?!” Só pode ser piada, né? Pegadinha? Que loucura

  4. Encontrei esse site pesquisando mais sobre esse versículo do livro de Jó. Num momento da minha vida não de questionamento, mas de esperança de que dias melhores virão. Deus abençõe a vida de vocês.

    Forte abraço.

    Michelle Carvalho.

  5. muito enriquecedor este texto, gostei muito, que Deus continue te iluminando e te dando muita sabedoria e discernimento ispiritual.

  6. Muito edificante, em momentos de aflição e desespero, somente Deus pode nos socorrer, nos guiar, nos restaurar através de sua santa Palavra. Que Deus te abençoe cada vez mais.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: