Publicado por: Keyla Cristina | 2 junho, 2008

Devocional: – Dia 2 – O Primeiro Estágio da Santidade

Introdução

 

Algumas coisas na Bíblia podem parecer confusas e algumas vezes contraditórias. Eu sei, Eu também já tive estes sentimentos. Mas depois de estar estudando e ensinando a Bíblia por mais de trinta anos, Eu nunca encontrei uma contradição real e percebi que as confusões eram sempre em minha mente. Pegue o assunto sobre Santidade por um instante. Por que a Bíblia diz em alguns lugares que eu já sou santo e em outro momento me manda ser santo? E Como a Bíblia pode chamar tão grande número de pessoas “santas” quando vivem vidas nem um pouco santas! A resposta pode estar em entender Os Três Estágios da Santidade. 

 

O que a Bíblia Ensina

 

O primeiro estágio da Santidade pode ser vista em um não usual evento na vida de Moisés quando ele vê a notável sarça ardente e ouve a voz de Deus,

 

“… tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que está é terra santa”.Êxodo 3.5

 

Será que aquele chão tinha alguma diferença  daquele outro pedaço de terra não santo a dez metros? Aquela areia do deserto não era diferente da areia não santa logo a direita dela, por que então Deus a chamou de santa? Lembre-se que para fazer algo santo  significa que devemos separá-lo de algo que é “comum”, para ser algo “incomum”.  Aquele solo se tornou santo porque Deus o separou para Seu propósito e revelar o Seu Divino Plano para a Nação de Israel para Seu novo líder Moisés. No instante que esta revelação se completou, este mesmo solo se tornou não santo novamente. Por esta razão, a mudança não estava na natureza do solo, mas na mente de Deus, que o separou no seu próprio pensamento.

A mesma coisa acontece freqüentemente com o Tabernáculo e o Templo no Antigo Testamento. O sacerdote pegava uma faca de cozinha normal e a fazia uma “faca santa” pela dedicação dela ao serviço de Deus no Templo. A primeira coisa que fez com esta faca se tornasse santa era o estado da mente do sacerdote. Agora você tem o pano de fundo e talvez entenda completamente 1 Pedro 2.9, onde Deus revela o fato acerca de todos os cristãos a quem Ele vê como a “nação santa”.

 

“Vós, porém sois raça eleita; sacerdócio real; nação santa…”.

 

Como podemos ser nação santa quando muitos cristãos são quaisquer coisas menos santo? Somente porque O Senhor mesmo em Sua mente separou todos os crentes dos não crentes. Da mesma maneira, a Bíblia descreve os crentes pela palavra “santo”. De fato, se você ler os primeiros versos nos livros de Romanos, Coríntios, Efésios, Filipenses, etc., você imediatamente será surpreendido pelo fato de que o apóstolo Paulo chama os crentes de “Santos”

Como pode a Bíblia sempre chamar pessoas que não vivem de maneira santa de santos? Em muitos livros do Novo Testamento, todos os crentes são chamados “santos” mas muitos não estão vivendo vidas santas. Leia Colossenses 3.8 ali Paulo fortemente exorta os crentes a colocar fora todo a ira; indignação; maldade; maledicência; linguagem obscena…”e somente a poucos versos posteriores ele os descreve como “santos e amados” Como pode ser isto? Somente porque o primeiro estágio da Santidade ocorre na mente e no coração de Deus. 

 

Para você meditar

 

Algo que deve ficar bem claro em sua mente ao iniciarmos estes trinta dias atrás da Santidade Pessoal em tempos de tentação. Ainda que você seja separado como Santo na mente de Deus, você nunca será totalmente santo na sua mente e no seu modo de agir. Jesus Cristo morreu no Calvário por este único propósito – redimi-lo do pecado e dar a você o presente da eterna salvação. Sua morte é para tua vida. Apesar de que você teria que pagar eternamente pelos seus pecados, você pode escolher aceitar a morte de Jesus na cruz em seu lugar. No momento que você depositou sua confiança na morte e na ressurreição de Cristo e não em tuas próprias obras, Deus te perdoou completamente.

 

Quando Deus te perdoa dos teus pecados, Ele também o separa do mundo e de todos os que rejeitam a Ele, e o separa para Ele mesmo. Ele te adota como Seu filho, e te coloca de maneira sobrenatural dentro da família de Deus. Ele te transfere do Reino das trevas para o Reino da luz. Ele te salva da condenação eterna e te dá salvação eterna. 

 

Falando sobre a imensa separação! Esta é a razão pela qual a Bíblia chama pessoas “santas” ou “santificadas” (que freqüentemente tem a mesma raiz da palavra “santo”) quando, no entanto não vivem de maneira santa, santificada, vidas separadas. No instante que você verdadeiramente crê completamente em Jesus para sua salvação, então o Senhor diz, “seja santo em todo vosso procedimento!” Em outras palavras, não permita que sua santidade venha a ser somente no coração e na mente de Deus devido a sua separação como “povo especial”. Venha ser uma pessoa especial na sua mente e nas suas atitudes!

 

Mas antes de caminharmos nesta direção, neste exato momento, Deus te vê como santo? Ele tem te adotado como seu filho? Tem te perdoado? Tem te dado o presente da salvação? Se você não tem certeza ainda, tenha agora. Escolha crer em Jesus e não em si mesmo. Você não pode fazer nada para pagar a dívida de morte que Deus decretou pela justa e satisfatória punição da desobediência à Ele – nenhuma quantidade de boas obras pode pagar esta dívida! E é por isso que Cristo mesmo tinha que fazer mais do que simplesmente viver uma vida perfeita – Ele tinha que morrer.

 

Então, o céu está aguardando sua decisão. Se você realmente crer em Cristo como seu salvador pessoal, por que não para agora para orar e agradecer a Ele pela salvação. E se você ainda não tenha se decidido, e queira fazê-lo agora pode orar desta forma: “Querido Deus, eu quero me tornar “santo” do Seu ponto de vista – e eu desesperadamente desejo que meus pecados sejam perdoados e seja salvo da eternidade no inferno. Eu entendo que não posso ajudar a mim mesmo para ser salvo e nada que eu possa fazer pode pagar o que tenho feito contra Você. Eu creio que você me amou tento que enviou Jesus Cristo para morrer em meu lugar. Muito obrigado por tão grande e inacreditável ato de amor. E agora eu recebo a morte de Cristo por mim e confio no seu sacrifício e peço que venha a ser meu Salvador, em  nome de Jesus, Amem. “se você orou desta forma, por que não liga para alguém do seu pequeno grupo e fala para ele! Vejo você amanhã, seguidores santos!

 

Texto do Pr. Eduardo Arata

 

Que Deus abençoe a todos.

 

Texto retrirado de: Cartas de Patmos

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: